Dúvidas Frequentes (FAQ)


Dúvidas de Ouvintes

Posso preencher o questionário sem informar quais Podcasts eu ouço?

Pode, mas nós recomendamos que você informe; quando você informa os Podcasts que ouve, nós podemos mandar uma versão específica dos resultados da pesquisa para seus Podcasts favoritos com seu perfil presente, ajudando-os a entender melhor a audiência.

Posso preencher o questionário mais de uma vez?

Não. A PodPesquisa não é uma votação; não estamos avaliando os Podcasts, estamos conhecendo os ouvintes. Repetir seu questionário só vai dificultar a apuração dos resultados. Uma maneira melhor de contribuir com seu Podcast favorito é indicar a PodPesquisa a várias pessoas, para que tenhamos uma visão mais detalhada do perfil do ouvinte brasileiro.

Meu Podcast favorito não está na lista, o que eu faço?

Antes de tudo, certifique-se que ele não esteja mesmo na lista. É comum Podcasts terem o nome confundido com o site que os hospeda. Se ele realmente não estiver na lista, entre em contato com o Gabriel Toledano, através dos contatos disponíveis na página sobre a equipe da PodPesquisa, informando o Podcast que falta e o link do Feed, e em pouco tempo o Podcast aparecerá na lista.

Os campos de cidade e estado já apareceram preenchidos pra mim, que bruxaria é essa?

Nós tentamos simplificar a vida de quem preenche o questionário sugerindo os campos de estado e cidade com base em um banco de dados de números de IP. Se acertamos a sua cidade, ótimo! Caso contrário, por favor, altere para as informações corretas. Nós não usamos dados de GPS, antena de celular ou sinais de Wi-Fi.

O resultado da pesquisa será público?

Sim! Todas as edições anteriores da PodPesquisa tiveram seu resultado final consolidado publicado, e a partir da edição de 2009, também enviamos para os Podcasts participantes uma comparação entre o resultado geral e o específico da sua audiência.


Dúvidas de Podcasters

Meu podcast não está na lista, como eu adiciono?

Entre em contato com a equipe da PodPesquisa, informando o nome e link do seu Podcast e seu e-mail para contato, e em pouco tempo nós colocaremos seu Podcast na lista.

Como eu posso divulgar a PodPesquisa?

Você pode, primeiramente, tirar alguns minutos para falar da PodPesquisa em seu Podcast, explicando para sua audiência os benefícios desta ação e informando o link para eles acessarem. Opcionalmente você pode utilizar o SPOT de 45 segundos que preparamos e pode ser baixado aqui. E claro, use as redes sociais, seu blog ou qualquer outra forma de alcançar seus ouvintes.

Meu Podcast é mensal ou esporádico, vai dar tempo de divulgar?

O questionário da PodPesquisa vai ficar aberto por 3 meses, justamente para dar tempo de todo mundo divulgar e participar. O preenchimento do questionário será encerrado ao final do dia 30 de abril de 2014.

Ouvi dizer que posso receber os dados específicos das pessoas que informaram ouvir meu Podcast. Como isso funciona?

Após o fechamento do questionário, entraremos na fase de apuração, onde analisaremos os dados para gerar gráficos e redigir as conclusões. Nessa fase, vamos analisar tanto os dados gerais quanto os específicos de cada Podcast. Esses dados específicos estarão acessíveis em um link, através de uma senha que será enviada via e-mail para os podcasters. Caso não receba os resultados até maio de 2014, entre em contato com a equipe da PodPesquisa informando seu Podcast, seu e-mail e o link de Feed do seu Podcast, e tomaremos as providências.

Eu só fui saber da PodPesquisa muito tempo depois de terminada, ainda posso receber o resultado específico?

Sim, mas dependerá de dois fatores: primeiro, seu Podcast precisará ter estado listado no questionário durante o tempo da pesquisa aberta. Segundo, só poderemos enviar os resultados antes de começar os trabalhos da próxima edição da PodPesquisa. Ou seja, caso haja outra edição em 2015, só poderemos enviar os resultados até o final de 2014.

Quem poderá ver os resultados específicos do meu Podcast?

Apenas o e-mail listado como contato do Podcast vai receber o link de acesso. Nós não divulgaremos publicamente os resultados específicos de nenhum Podcast. Outras pessoas não verão seus resultados. Nem mesmo os podcasters integrantes da equipe da PodPesquisa, já que a única pessoa com acesso completo ao banco de dados não é podcaster.