Pesquisa revela que hábito da leitura pode influenciar na vida acadêmica futura de seus filhos
Criar o hábito de leitura nas crianças nesse mundo cada vez mais tecnológico é de extrema importância para o desenvolvimento delas. Crescentemente a utilização de aparelhos celulares por crianças vem acontecendo mais cedo e com uma maior frequência influenciando em seus comportamentos e hábitos que atingem diretamente sua vida acadêmica.
Desenhos e jogos estão extremamente presentes na vida das crianças enquanto os livros vão sendo deixados de lado por muitos pais e responsáveis, por desconhecerem a importância da leitura na infância. Devido aos atrativos digitais incentivar as crianças a obterem o hábito da leitura não vem sendo uma tarefa muito fácil, mas é essencial separar um tempo para colocar isso em prática.
A prática da leitura traz inúmeros benefícios quando iniciada na infância. Desenvolvimento cognitivo, criatividade, senso crítico e vida acadêmica são diretamente influenciadas por essa prática e vantagens são desenvolvidas graças a ela.
É essencial que o primeiro contato com os livros aconteça dentro de suas casas para que criem um sentimento positivo pela leitura. O conforto do lar juntamente com a segurança e incentivo dos pais faz com que as crianças associem a prática a algo bom e se interessem por isso trazendo bons frutos no futuro.
Pensando em toda a importância da leitura para os pequenos e como pode ser difícil iniciar esse hábito, separamos algumas dicas fundamentais que são responsáveis por incentivarem os pequenos a serem grandes leitores.
1.Leia para eles
Ter o costume de ler para as crianças seja antes de dormir ou qualquer outro horário do dia faz com que lembranças desses momentos fixem na memória delas e transformem isso em momentos felizes, associando um livro a bons momentos vividos.
2.Ter uma biblioteca para os pequenos
Não é necessário algo grande ou sofisticado, prateleiras com livros que as crianças gostem e que estejam a sua altura para pegarem quando quiserem incentivam que eles tenham uma maior autonomia e desenvolvam o interesse na leitura.
3.Visitar livrarias
Mostrar as crianças locais repletos de livros com infinidades de títulos faz com que elas conheçam um pouco esse universo e entendam todas as possibilidades que eles fornecem.
4.Presentei os pequenos com livros
Ao presentear as crianças com livros o vínculo delas com a leitura é reforçado e elas entendem que por ser um presente é algo importante. Explicar para os pequenos do porquê ter escolhido aquele livro para presenteá-los e falar a história por trás da escolha passa todo um sentimento ao livro e incentiva ainda mais a leitura e o desejo por novos títulos. E se estiver com dúvidas sobre qual livro dar, confira um ponta pé inicial de livros para bebês de até 1 ano de idade.
Assim, vão sendo formados adultos com um maior senso crítico, mais criativos e com um repertório de fala amplo onde irão encontrar cada vez maior facilidade no seu mundo acadêmico graças ao hábito adquirido ainda na infância.